Paléstra Técnica

DIA 05/09/20, Sábado, 13:30hs

 

Sobre a Palestra:

Nesta palestra, apresenta-se uma técnica sólida de atuação: a técnica de análise ativa de Stanislavski, uma das mais usadas e apresentadas de diferentes maneiras na Europa e nos Estados Unidos. Ela serve ao ator como uma ferramenta para que ele não só compreenda melhor todos os diferentes aspectos do seu personagem e de sua história, mas também consiga transmiti-los da forma mais verdadeira possível e que o público acredite. A ideia é que ele não vai representar o personagem mas sim estar presente em cada momento dele, seja em uma peça de teatro, um filme, uma novela de televisão ou um comercial, aumentando assim suas oportunidades de trabalho e de realização profissional. A aula dura em torno de 2.15 mins à 3hs....

Mais sobre o trabalho

Atuar é fazer de verdade dentro de circunstancias imaginárias pois sem a verdade não existe identificação entre o público e a obra.

Com o objetivo de realmente transformar  o ator tecnicamente para que ele atinja  essa verdade cênica, tão bem descrita por Sanford Meisner, utilizo no meu trabalho uma série de técnicas de estudo e improviso aprendidas na Inglaterra e muito utilizada também nos EUA, Australia, Canadá, França e Alemanha. Estas técnicas são baseadas no trabalho do próprio Meisner, de Stella Adler, Uta Hagen, John Blatchley, Mel Churcher entre outros. A Ideia aqui é a de começar a desenvolver ferramentas para que o ator não só compreenda melhor todos os diferentes aspectos do seu personagem e de sua história, mas descubra o que o impulsiona na trama. Acredito que seja através do desejo/impulso e da ação, para conseguir o que o personagem quer de um outro, que se abre a escuta e o jogo de cena se torna mais  verdadeiro e vivo. Tão vivo a ponto de esse foco no outro permitir que o ator naturalmente esqueça sua ânsia de controlar a cena e de acertar e sua autocrítica que, especialmente no trabalho para a câmera, maculam a qualidade da sua atuação. Assim, ele se joga no personagem e o vive com verdade, momento a momento, ao invés de representá-lo, e todos os seus vícios de atuação são naturalmente esquecidos. Paralelo a isto, amplia-se o autoconhecimento do ator, identificando-se tanto os padrões negativos de comportamento prejudiciais a essa entrega como as potencialidades úteis à construção de seu personagem. 

 

Investimento: R$200,00  (Em dinheiro ou cheque) 

 

Se você estiver interessado basta nos contactar  confirmando presença pois os lugares são limitados.

Aos que interessarem: segue abaixo entrevista que concedi ao canal da Bianca Brunstein onde falo rapidamente sobre conceitos de interpretação que serão discutidos e aprofundados no encontro.